terça-feira, 18 de agosto de 2009

FÉLA KUTI DAY-15/10/2009

Fela kuti
Fela Kuti
Carlos Moore
Carlos Moore, professor e ativista cubano, biografo de Fela Anikulapo Kuti, comenta a importância política da celebração do “Dia de FELA” no Brasil.



"A crescente importância da celebração do FELA DAY pelo mundo, a cada 15 de outubro, me parece ser um indício de que, além da morte, a mensagem libertária e anti-imperialista de Fela Kuti se espalha cada vez mais, inspirando as novas gerações em

todos os continentes. Na medida em que o papel principal do artista e do intelectual é o de alertar a sociedade para os perigos que a ameaçam, e para as tensões que a dividem, o auge no Brasil da música de Fela é um fenômeno politicamente importante, culturalmente salutar e artisticamente rico.



Fela dedicou sua vida toda à luta em favor daqueles que Frantz Fanon chamou de

‘Condenados da Terra’. Ele denunciou o absurdo grotesco das iniquidades sociais em todos os países. Fela foi, inclusive, o primeiro a identificar, de maneira clara, a emergência de um novo monstro planetário, sem fronteiras físicas, éticas ou morais: a globalização capitalista. Ele chamou o novo sistema de ‘Ladrões Internacionais’ (International Thief Thief) e de ‘Monstros sem Nação (Beasts Without Nation).

Assim, é significativo e importante que, no Brasil, país que parece destinado a se constituir em potência internacional neste século XXI, a mensagem "felakutista" esteja se propagando no momento com tanta força. Talvez esse seja um antídoto eficaz que contribua para impedir que o Brasil, no seu crescimento como potência, enverede pelos caminhos equivocados e nefastos que os Estados Unidos tomaram no século XIX.


Acho que a música AfroBeat e a mensagem política libertária do Fela Kuti podem ajudar os brasileiros a contemplar e lutar por um mundo mais justo, mais democrático e mais solidário - dentro e fora das fronteiras do Brasil.”

Carlos Moore - Agosto.2009

AQUI NA MINHA CIDADE EM EMBU DAS ARTES TAMBÉM VAI ACONTECER O "FÉLA DAY",NO TEATRO POPULAR SOLANO TRINDADE.ESTE EVENTO VAI ACONTECER EM VARIOS LUGARES DO MUNDO.
MUITA LUZ E AXÉ.

ATENCIOSAMENTE
ZINHO TRINDADE

Um comentário: