segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Caminhos africanos e Giros afro-brasileiros",


Salvê.

Dá licença de aviso aí, povo.

Desatando a sociologinga, Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros e Edições Toró chamam pro curso "Caminhos africanos e Giros afro-brasileiros", aqui na Senzalinha, nossa sede no Jardim Saporito, em Taboão da Serra. (Entre o Largo do Campo Limpo e a Praça Luiz Gonzaga, do Pirajussara)

Cinco encontros aos sábados – 24 e 31/10, 07,14 e 21/11 - Sempre das 14 às 17hs.

Cartaz de divulgação, informações e inscrições no sítio www.edicoestoro.net

Eis os passos previstos do per-curso:

24/10 – “Ancestralidade do barro: Cangomas do Afrodescendente”, com Marcos Ferreira Santos (Músico e Arte-educador. Professor da Faculdade de Educação da USP)
31/10 – “A Lógica do Corpo: Plásticas e Práticas”, com Sarah Rute (Artista plástica. Educadora da rede municipal de ensino e do Museu AfroBrasil)
07/11 – “Fios de Áfricas: Tecidos e Identidades”, com Luciane Silva (Pesquisadora e Educadora da Casa das Áfricas. Dançarina. Professora-assistente da FACAMP)
14/11 – “Candomblé, Movimento e Geografia”, com Billy Malachias(Geógrafo. Pesquisador e Educador do CEERT)
21/11 – “Tranças do Verbo: Entre a Saliva e a Página”, com Allan da Rosa (Arte-Educador, Historiador e Poeta. Integrante do Grupo Irmãos Guerreiros e da Edições Toró) & Confecção de Xequerê, com Luiz Poeira (Artesão, Músico e Luthier. Integrante do Grupo Irmãos Guerreiros e coordenador do Instituto Tambor)

Per-curso com projeção de vídeos, mapas, aulas teóricas, oficinas manuais, andadas pela comunidade e a presença da bateria do Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros tocando e cantando corridos que dialogam com o tema de cada encontro.

O curso será totalmente gratuito. Suas apostilas (e os xequerês confeccionados na última oficina) serão distribuídas gratuitamente aos 30 participantes (15 integrantes do Grupo Irmãos Guerreiros e mais 15 das comunidades adentro e afora).

Direção Geral: Mestre Marrom
Organização Pedagógica: Allan da Rosa
Concepção e Diagramação de Cartaz e Apostilas: Mateus Subverso
Realização: Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros & Edições Toró

Os cursos desse naipe, também com muita qualidade, sempre vogam nas mesmas Vilas Madalenas, Perdizes e Moemas (tudo bem, tomara que venham mais e mais...). Mas sempre custando alta moeda, centenas de cifras do real, impossível pra gente do longe.
Pralém dessa ciranda carimbada, então fazemos nós por aqui mesmo, com uma presença afinada, com pesquisadores-educadores-artistas que vivenciam e se aprofundam nas belezas e tocaias desse jardim preto.
Buscando uma pedagogia que desenvolva sim a teoria, tão necessária pra gente não pisar e repisar buraquinho achando que tá voando, mas também pensando com o resto do corpo todo, com seus ritmos, tatos e vertigens, equilíbrios e afetos, acarinhando detalhes e estéticas, nada estáticas.
Em um tempo tão espetaculoso, cheio dos holofotes queimando cada fruto que insiste em nascer, a intenção por aqui é o cultivo, honrando o estudo suado da Capoeira Angola e da Poesia que se faz a cada noite, a cada semana, há muitos anos.
É isso, povo. Agradecendo muito a atenção, com amor no princípio e aprumados
Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros e Edições Toró
Pra se inscrever é só chegar por esta via virtual aqui mesmo ATÉ DIA 13/10 ali no sítio da Toró - www.edicoestoro.net - onde está o cartaz de chamamento e a ficha de inscrição. As respostas confirmantes virão no dia 20/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário