sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Salve o Manos e Minas-


é isso mesmo...

Está sendo anunciado, pela internet, o fim do
 programa Manos e Minas, da TV Cultura, segundo uma entrevista de João Sayad, o presidente da Fundação Padre Anchieta. Numa entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, ele informou isso, um dia após o anúncio de que a emissora poderia se desmanchar e demitir 1,4 mil dos seus mais de 1,8 mil funcionários. 

Ele informa que a demissão em massa não deve acontecer, mas anuncia que precisará "enxugar" a grade de programação... Manos e Minas, o programa que retratada as periferias brasileiras e o universo do Hip-Hop deve sair da TV. 

"Queremos ter uma grade estável e que seja reconhecida pelo público, com ênfase nos jornais, na exibição de documentários e filmes. Mas vamos manter aquilo que representa o espírito da TV Cultura, como o Roda Viva, o programa da Inezita, o Rolando Boldrin e o Provocações", afirmou Sayad. Estranho demais, olha o que se lê no site da Fundação Padre Anchieta: Por inspiração de seus fundadores, as emissoras de sinal aberto da Fundação Padre Anchieta não são nem entidades governamentais, nem comerciais. São emissoras públicas cujo principal objetivo é oferecer à sociedade brasileira uma informação de interesse público e promover o aprimoramento educativo e cultural de telespectadores e ouvintes, visando a transformação qualitativa da sociedade”

Assim, representantes de sites, blogs e redes sociais organizam um protesto, em forma de abaixo assinado, contra o fim do programa. É lamentável vermos isso nos dias de hoje... o programa é um dos poucos em rede nacional que retratam uma cultura sempre segregada. A representatividade e importância dele é inegável e os argumentos para sua extinção são pouco plausíveis: pois ele dá audiência e não é caro (inclusive, paradoxalmente, Marília Gabriela foi contratada recentemente pela emissora).
Foi iniciada uma petição online para que a TV Cultura reveja sua posição, e os usuários da rede falam em convocar uma manifestação contra a decisão. Nós não queremos deixar o nosso programa acabar, não se trata de esperar por migalhas do governo, e sim de nos fazer ouvir e lutar pelço nosso espaço.

AJUDE!
Campanha 
#SalveManoseMinas pelo twitter
ou 
clique aqui e salve o programa, mandando sua mensagem e assinando a petição
Para quem quiser, o e-mail do João Sayad é
 j.sayad@tvcultura.com.br
vamos batalhar pelo respeito e espaço que o Hip Hop e cultura popular merecem...
http://www.ipetitions.com/petition/salveomanoseminasdatvcultura/


Nenhum comentário:

Postar um comentário