segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Convocatória Geral de Dança 03/11

CONVOCATÓRIA GERAL DA DANÇA



Durante décadas os artistas independentes da dança em São Paulo ficaram à míngua com relação a qualquer possibilidade de subvenção pública para a produção de seus trabalhos. A Lei do Fomento foi um passo importante, a luz no fim do túnel que trouxe perspectivas, uma produção constante, uma programação continuada nos palcos da cidade e que hoje é citada por coreógrafos, diretores de companhias e bailarinos de outros Estados brasileiros como um parâmetro a ser seguido (e perseguido). No momento, a lei do Fomento precisa de ampliação e aprimoramento e não de restrições. Ampliar a burocracia é uma forma de reprimir, de dificultar a produção, de instalar o retrocesso.Aliás, burocracia é algo que deveria passar longe da produção cultural. Em vez de inventar restrições e assombrar a classe com limites e retrocessos, o poder público deveria comemorar os frutos que a lei do Fomento vem trazendo e por conta disso pensar em melhorá-la e expandí-la. Podemos dizer que a produção de dança floresceu em São Paulo: em meio à quantidade (necessária) de espetáculos produzidos há uma qualidade que já é consequência dos recursos da lei. Exemplo mais recente: o espetáculo "Sapatos Brancos", produzido via lei do Fomento pelo coreógrafo Luis Ferron, que acaba de ganhar o prêmio Bravo! de cultura como melhor espetáculo de dança do ano.

Ana Francisca Ponzio

CONVOCATÓRIA

ASSEMBLÉIA PRÓ-FOMENTOS E PELO PROGRAMA VAI.

CONTRA A POLÍTICA DE PRIVATIZAÇÃO DO SECRETÁRIO DE CULTURA DE SÃO PAULO

Dia 03 de novembro (Quarta-feira) às 13h30

Na Câmara Municipal de São Paulo

Local: Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista - São Paulo – SP

Referência: Próximo ao Terminal Bandeira de ônibus.

Informações: (11) 8121-0870.

Tarefas dos Grupos:

Convocar mais pessoas e no dia trazer instrumentos sonoros, tambores, apitos, mega-fones e caixas de som com amplificador.

Todos estão convidados para esta demonstração pública de indignação contra o Decreto Municipal que descaracteriza as Leis de Fomento para a Cidade de São Paulo e faz retroceder a conquista histórica iniciada pelo Movimento Arte Contra a Barbárie.

O fomento é uma conquista da dança brasileira de grupos e coletivos, que defendem um modo de produção artística. Ele não é uma disputa por verbas. Ter verba pública é a reivindicação de um conceito que estrutura um modo de instaurar o espaço das artes cênicas nos bairros, nas comunidades, no cotidiano de uma sociedade, proposto por artistas que vivem esta relação com o público: uma relação pública. Isto não é um desejo só de São Paulo. Todas as lutas organizadas pelos coletivos de Teatro e Dança, reivindicam suas Leis Específicas e o Prêmio Brasileiro ao Teatro que são uma espécie de Fomento Nacional. Se o atual Secretário de Cultura Augusto Calil vencer esta parada, que é a desarticulação da Lei para sucateá-la e eliminá-la, “legalmente” o prejuízo é muito grande, infinitamente maior do que podemos suportar.

Agora é hora de aliança e força de mobilização e luta em todo o país. Qualquer diferença poderá ser debatida em outra circunstância. Agora o foco é num só lugar: Contra a Atitude da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. Cada ponto ganho por esta aliança será um passo avançado na conquista de outros desdobramentos que são conseqüências das próprias questões que o exercício da lei de fomento nos levanta.

Por favor, ajudem na divulgação e Mobilização.

Dia 03/11 (Quarta-feira) às 13h30

Na Câmara Municipal de São Paulo

Organização:


Roda do Fomento

Movimento 27 de março

Movimento de Teatro de Rua

Cooperativa Paulista de Teatro

Mobilização Dança

Convocadança

Cooperativa Paulista de Dança


Cooperativa Cultural Brasileira




Nenhum comentário:

Postar um comentário