terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sarau Bem Black 10/11 -Tarja Preta e Homenagem a Solano Trindade


Ícone da negritude, Solano Trindade
 ganha homenagem no Sarau Bem Black

Na edição desta quarta (10/11), evento recebe o cantor e escritor  Zinho Trindade, herdeiro de Solano, que lança o livro Tarja Preta em Salvador

No mês da Consciência Negra, o Sarau Bem Black presta homenagem ao poeta e ativista negro Solano Trindade (1908-1974). Na edição desta quarta (10/11), o evento, que acontece no Sankofa African Bar, Pelourinho, recebe como convidado especial o  músico e escritor paulista Zinho Trindade, bisneto de Solano. Além de falar da herança artística e política de Solano, Zinho lança em Salvador seu primeiro livro de poemas, Tarja Preta (R$ 15). Estrada gratuita.
            Realizado pelo coletivo Blackitude, o Sarau começa às 19h, com a exibição do documentário Solano Trindade – 100 Anos, de Alessandro Guedes e Helder Vieira. O filme narra a trajetória de Solano, que nasceu em 1908 em Recife, foi poeta, pintor, ator e folclorista. Escritor da resistência negra, iniciou suas atividades nos anos 30, escrevendo e organizando eventos importantes como o I e II Congresso Afro-Brasileiro, e o Centro de Cultura Afro-Brasileiro. Solano fixou residência em São Paulo na década de 50, criando, na cidade de Embu, um pólo de cultura e tradições afro-americanas e o Teatro Popular Brasileiro – TPB. Solano publicou os livros Poemas de Uma Vida Simples (1944) e Cantares do Meu Povo (1963).
            A exibição será seguida de bate-papo sobre Literatura, Hip Hop e Imprensa, com participação de Zinho Trindade, Nelson Maca (Blackitude) e da jornalista Ana Cristina Pereira. A partir das 20h, tem início o já tradicional Sarau Bem Black, com poesias declamadas pelos poetas da Blackitude e microfones abertos à plateia. Antes, durante e depois das intervenções poéticas, o DJ Joe, residente do projeto, tocará músicas do convidado Zinho Trindade e do grupo de rap baiano Opanijé que, regularmenete, abre e fecha o Sarau Bem Black ao vivo. O bate papo da noite integra a Semana Baiana de Hip Hop. (www.semanabaianadehiphop.wordpress.com)




Zinho Trindade

Músico, mc e poeta, iniciou sua carreira no Teatro Popular Solano Trindade (TPST), em São Paulo. Herdeiro da tradição familiar na pesquisa e divulgação da cultura popular afro-brasileira, Zinho aproxima esta experiência aos ritmos urbanos do Hip-Hop. Atualmente está à frente da banda O Legado de Solano Trindade, com a qual está gravando seu primeiro CD, Resgatando as Raízes. Em setembro passado, Zinho lançou seu primeiro livro, Tarja Preta, organizado pelo poeta e professor Nelson Maca, que reúne poemas e letras de música. O projeto gráfico e a edição do trabalho são do coletivo paulistano Poesia Maloquerista.
:: myspace/zinhotrindade  e no  www.zinhotrindade.blogspot.com.


FICHA
Evento: Sarau Bem Black em homenagem a Solano Trindade
Programação: filme, bate-papo, lançamento de livro e recital poético
com a participação do músico e escritor paulista Zinho Trindade
Local: Sankofa African Bar - Pelourinho
Data: quarta (10/11), a partir das 19h
Entrada Franca

Um comentário:

  1. Oba Zinho - Salvador tá forte nisso tudo!
    Olha, estou deixando aqui o link do Poesia Favela, na estadual aqui do Rio - foi um ótimo encontro!! E estamos sempre por aqui tb!

    1 braço - Poeta Xandu

    http://zinezerozero.blogspot.com/2010/11/niver-cooperifa-9-anos.html

    ResponderExcluir