sexta-feira, 5 de novembro de 2010

IX Encontro do Proler Salvador-Tarja Preta Zinho Trindade

PROLER
Agita a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato


IX Encontro do PROLER Salvador

Neste final de semana (e início da próxima) acontece o encontro "IX Encontro do PROLER Salvador". O evento será sediado na Bilbioteca Infantil Monteiro Lobato, no Bairro de Nazaré. Estarei bastante envolvido tanto no domingo (7) quanto na segunda (8).

Domingo participo de uma mesa temática que interpreta e faz homenagem a Solano Trindade, um dos poetas mais destacados da Negritude brasileira. Além da mesa, acontece mais uma edição do Sarau Bem Legal. As crianças do grupo Este Tal Recital, anfitriãs do sarau, também prestarão uma homenagem especial ao fundamental poeta Solano Trindade.

A manhã poética sera finalizada com um arrastão poético pelo Largo de Nazaré. Esse importante dia contará coma presença do bisneto de Solano Trindade, o músico, artista popular e também poeta Zinho Trindade.

Zinho Trindade participa também na parte das oficinas do PROLER. Elas acontecem na segunda feira - manhã e pela tarde. Como de hábito, o PROLER oferece oficinas ao público. As insrições já estão abertas e devem ser feitas na própria Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (3117.1570).

Além de Zinho Trindade e vários outros oficineiros presentes, haverá uma atividade de formação com o grafiteiro Neuro e outra comigo, Nelson Maca. A Blackitude apóia e cola neste evento de fomento à leitura. Inclusive, na ocasião das oficinas, Zinho fará um dos lançamentos - precvistos para Salvador - de seu livro de poesias "Tarja Preta", livro que tive a oportunida de organizar.

Conto com todos nesse final de semana do bem! rsrs

Para conferir aporgramação:

http://www.fpc.ba.gov.br/node/969

Com Respeito Sempre!

Nelson Maca

Blackitude: Vozes negras da Bahia

Sarau Bem Black & Sarau Bem Legal

Unversidade Católíca de Salvador
fot0.1 - Crianças do grupo Este Tal Recitas, anfitrião do Sarau Bem Legal, em frente ao graffiti de Neuro (por Érica)
foto.2 - Nelson Maca em performance no Poesia Favela 2010 -Rio de Janeiro (por Maria P.Buzanovsky)
foto.3 - Zinho trindadae (divulgação)
foto.4 - Neuro com alunas da oficina de grafite desenvolvida no Projeto Salvador da FACED-UFBA
Evento marca a solidificação de uma exitosa parceria entre o Programa Nacional de Incentivo à Leitura e a FPC
No início de novembro, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), em Nazaré, sediará o IX Encontro do PROLER Salvador e o III Encontro Gestão Fundação Pedro Calmon fruto de uma próspera parceria entre a Fundação Pedro Calmon – FPC/SECULT e PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura). Promovido pelo Comitê do PROLER Salvador, coordenado por Rosane Rubim, também diretora da BIML, o evento será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, e trará para discussão o tema “Leitura, Memória e Cidadania”. As inscrições estão abertas até 05 de novembro, das 9h às 17h, na Biblioteca.
O evento tem como público alvo professores, bibliotecários e todos aqueles que trabalham com mediação de leitura. A abertura oficial do encontro contará com a presença do diretor da Fundação Pedro Calmon, Prof. Dr. Ubiratan Castro e da Diretora de Bibliotecas Públicas, Kilma Alves. A programação do encontro promoverá a realização de oficinas, palestras, saraus literários e muito mais, assim como o “Sarau Bem Legal”, que já faz parte das atividades da BIML.

Neste ano, o Encontro do PROLER Salvador homenageará Solano Trindade, um dos grandes poetas negros. Dentre as atividades, o poeta será assunto do projeto “História de vida cantada e contada” que reunirá professores e estudiosos. Estão marcadas também a presença de representantes de Bibliotecas Comunitárias, cordelistas, poetas, escritores, atores que participarão do III Arrastão Literário. O encerramento do encontro ficará por conta da Companhia de Teatro Juvenil da BIML, apresentando a peça “Lei 10.639 – Que história é essa?”, que aborda a história e cultura afro-brasileira de forma bem divertida.

Serviço:
O que: o IX Encontro do PROLER Salvador e o II Encontro Gestão Fundação Pedro Calmon
Onde: Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato– Praça Almeida Couto – Nazaré
Quando: Dias07 e 08 de novembro.
Informações: 71 3117-1570/1433
Assessoria de Comunicação

FPC - Fundação Pedro Calmon - SecultBA

(71) 3116-6918 / 6919

ascom@fpc.ba.gov.br

www.fpc.ba.gov.br

www.cultura.ba.gov.br

http://plugcultura.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário